quarta-feira, 4 de maio de 2011

Colégio Perspectiva recebe o Parlamento Jovem.

Na foto: Eu, o Presidente Bertolino,
as vereadoras Maria Helena e Diana Farias,
colegas jovens e professores e alunos do Perspectiva
(colégio onde eu estudo)

O Parlamento Jovem (PJ) da Câmara de Vereadores de Valença realizou sua segunda Sessão Itinerante. Desta vez, no colégio Perspectiva, dia 02 de maio. Contou com a participação dos alunos do 8ª ano, professores, além das Vereadoras Maria Helena Queiroz Cabral (DEM), Diana Farias (DEM), Vereador Antônio Barreto (PSB) e do Presidente do Legislativo Valenciano, Bertolino de Jesus (PR). A senhora Maria de Lourdes da Costa e a mãe do Vereador Jovem Felipe César, Flavia Lago, que sempre acompanham os trabalhos do PJ, também prestigiaram a Sessão.

Durante a Sessão, os jovens Vereadores apresentaram diversas Indicações: implantação de creche no bairro do Jacaré – autoria Felipe César; implantação de uma delegacia especializada no combate ao tráfico de drogas – autoria Gabriel Flamer; mais iluminação na região próxima ao IFBa – autoria Kevelin Caldas; implantação de Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na Bolívia – autoria Elder Gomes; manutenção dos bueiros da cidade – autoria Elder Gomes; implantação em Valença de uma sede do Instituto de Direito e Cidadania (IDC), projeto da Fundação Odebrecht – autoria Elder Gomes; liberação de recursos por parte do Poder Executivo para a Filarmônica 24 de Outubro, entidade filantrópica que atende crianças e adolescentes do município – autoria Elder Gomes; substituição de lâmpadas no bairro da Bolívia – autoria Elder Gomes; solicitou que dia 27 de abril, data da Caminhada pela Paz, se torne feriado municipal, com a realização de atividades que propaguem a paz – autoria Elder Gomes.

Apresentando minhas indicações

E mais: reparos no calçamento de toda orla fluvial de Valença – autoria Vereador Jovem Reginaldo Manoel; construção de bueiros na rua em frente ao Colégio João Cardoso dos Santos, para evitar os alagamentos constantes no período de chuvas – autoria Reginaldo Manoel; realização de mutirões de limpeza pública na cidade – autoria Vereadora Jovem Marina Martins/suplente Alexandre Barnabé; nova reforma na rua Marechal Deodoro (rua dos Correios), pois já existem novos buracos – autoria Marina Martins/suplente Alexandre Barnabé.

Dois Projetos de Lei também foram votados e aprovados em segunda votação, por unanimidade: Projeto n° 004/2010 que dispõe sobre a criação de equipe multidisciplinar pela Secretaria Municipal de Educação, com o propósito de oferecer educação domiciliar para a população que não tem condições físicas de se deslocar até as escolas por impedimentos temporários (cirurgia, doenças infecto-contagiosas, gravidez e casos similares) – autoria Vereador Elder Gomes; e, o Projeto n° 001/2010 que dispõe sobre a criação da Semana Cultural entre as escolas públicas e particulares de Valença, também com parecer positivo da Comissão Técnica de Educação do PJ – autoria Vereador Márcio Santana.


Atenção total!

Os jovens Vereadores também fizeram a Indicação de uma Moção de Aplausos em nome do PJ a todos os valencianos que participaram da Caminhada pela Paz, assim como para a coordenação do evento. Para eles, o sucesso da Caminhada mostrou claramente que todos estão imbuídos em acabar com a violência reinante na cidade. Todos foram unânimes em afirmar que continuarão apoiando a luta em defesa da paz e da vida. O Presidente do Legislativo, Bertolino de Jesus (PR), encerrou a Sessão reforçando mais uma vez a importância da participação da Câmara Mirim nas escolas para a conscientização dos jovens sobre a necessidade de um processo político cada vez mais democrático e ético no país.

 Considerações finais da professora Rita
em nome do Perspectiva



(Créditos texto e fotos: Vanessa Andrade - Assessora de Imprensa da Câmara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário