terça-feira, 19 de abril de 2011

E tem mais sobre o CETEN. Confiram!


Os Vereadores do Parlamento Jovem (PJ) participaram de mais uma rica experiência de cidadania. Através de sorteio, escolheram uma escola do município para realizarem uma Sessão Ordinária do PJ: o Centro Educacional Tempo Novo (CETEN). Conforme diz o Projeto inicial “Câmara vai à escola”, os Jovens Edis deram um show de política, através de uma Sessão itinerante que contou com a participação fervorosa dos alunos da escola CETEN.

Na oportunidade, o PJ foi agraciado com a receptividade da Vereadora Marina de Sousa (aluna do CETEN) que aproveitou a Sessão para apresentar seu suplente: Vereador Alexandre de Menezes, de 16 anos, aluno do 2° ano. Júlio de Jesus também apresentou sua substituta: Amanda Almeida (15 anos), aluna do 1° ano do IFBa. Os alunos, equipe de professores e demais funcionários do CETEN, assim como a Diretora Maria da Glória Silva assistiram atentamente os pronunciamentos dos Jovens Edis. “É um privilégio para nós receber o PJ na nossa escola. Trata-se de um projeto sério que está colaborando com o desenvolvimento de cidadãos de verdade. A gente tem que pensar no coletivo, no social. Acredito que na próxima vez a recepção será ainda melhor, mais consciente”, afirmou a Diretora Glória.

O Presidente do Legislativo Valenciano, Bertolino de Jesus (PR), também prestigiou e aprovou a iniciativa: “Agradecemos a direção do CETEN que abriu as portas para os Jovens Vereadores e equipe da Câmara. Agradecemos a todos os funcionários da Casa Legislativa, assim como a imprensa na pessoa de Rodrigo Mário (TV Guaibim). A voz desses jovens representa a voz de seus pais, da comunidade. Entristece-nos constatar que a corrupção dominou o mundo. Esse projeto visa resgatar a consciência política, a ética e a democracia na sua essência. Contribuir com a formação de políticos conscientes e preparados”.

Durante a Sessão, os Jovens Parlamentares convidaram o professor Joselito para sortear a próxima escola que receberá o PJ: Colégio Perspectiva. A Sessão está prevista para o próximo dia 29 de abril. Vale lembrar que muitas Indicações e alguns Projetos de Lei foram apresentados na Sessão itinerante. O grande debate girou em torno da falta de segurança pública. Muitas solicitações por rondas policiais, câmeras de monitoramento, iluminação pública e ações de combate à violência, ao tráfico de drogas e pela preservação da juventude. O Vereador Jovem Márcio Santana, por exemplo, apresentou um Projeto de Lei que institui o Dia de Luta contra o extermínio da juventude. Já o Vereador Gabriel Flamer fez um apelo pela desativação da Unidade Prisional de Valença, com a transferência dos detentos para outros municípios ou estados. As demais Indicações e Projetos de Lei dos Jovens Vereadores estão disponíveis no site
http://www.cmvalenca.ba.gov.br/


Tô na mídia!

Com relação a essa questão, o Presidente Bertolino de Jesus afirmou que há 60 dias vem batalhando incessantemente por soluções: “Temos realizado diversas reuniões com representantes das polícias militar e civil e de diversos setores da sociedade. No início deste mês, estive no Comando Geral da PM, com o Coronel Mascarenhas, juntamente com os Vereadores Maria Helena Queiroz Cabral (DEM) e Antônio Barreto (PSB). No último dia 14, na companhia dos Vereadores Maria Helena, Barreto, Reginaldo Araújo (PP) e Diana Farias (DEM), participei de uma reunião com o Secretário Estadual e com o Vice-Governador Otto Alencar, onde entregamos um pleito de solicitações para o nosso município. Dia 27 participaremos de uma grande caminhada pela paz. Precisamos nos unir para mudar essa situação”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário