sexta-feira, 27 de maio de 2011

Visita ao IFBA.


O Parlamento Jovem de Valença (PJ) realizou uma Sessão Itinerante empolgante no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBa), com a presença maciça dos alunos e professores, no último dia 25. As Vereadoras Maria Helena Queiroz Cabral e Diana Farias e o Diretor do IFBa também prestigiaram a Sessão. Dos Jovens Parlamentares, compareceram: Elder Gomes (Presidente), Marcio Santana (Secretário), Isaac dos Santos, Alan de Jesus, Kevelin Caldas, Reginaldo Manoel, Amanda Almeida e eu, Gabriel Flamer, excepcionalmente como Vice-Presidente "ad oc", ou seja, substituindo o titular Felipe César Lago de Queiroz que não pode comparecer.


Olha eu aí na Mesa Diretora:
"experimentei a presidência!!"

Os Parlamentares apresentaram Indicações visando iluminação pública e instalação de quebra-molas nas proximidades das escolas municipais, rondas escolares, reparo nas sinaleiras da cidade, reforma das quadras poliesportivas, entre outros benefícios. Moção de Aplausos também foi dedicada ao Reverendo Pe. Wilson Vitória de Almeida, em virtude do seu 20° aniversário de ordenação sacerdotal, comemorado dia 20 de maio. E outra para o Vereador Bertolino de Jesus, Presidente da Câmara Valenciana, extensivo a Comissão de Educação pela bela realização da 1ª Semana de Museu e Memória de Valença.

Apresentando meu projeto

Meu projeto foi aprovado em primeira votação (Projeto de Lei n° 003/2011). Ele dispõe sobre a concessão de meia passagem no transporte individual de passageiro (moto-táxi) aos estudantes de Valença. “Considerando que o acesso aos serviços de transportes coletivos urbanos e a outros de interesse público através do pagamento da metade do seu preço normal, ainda não tem o alcance desejado pela comunidade. Considerando também que as atuais linhas de transporte coletivo (ônibus) nem sempre atendem ao itinerário da maioria dos estudantes por não chegarem até o destino principal, ou seja, as escolas municipais de Valença. E considerando que o número de alunos que ora este Projeto beneficia não virá a onerar o erário público é que elaborei tal proposta. Os alunos precisam se locomover com segurança, rapidez e praticidade”. É uma grande inovação e acredito que será implantado.

Vereadores e Coordenadores do PJ juntos;
No centro, de amarelo, o diretor do IFBA, Egberto Hein


Após o Grande Expediente, o professor Nadson fez uso da palavra na Tribuna Livre para ressaltar a importância do PJ e dos parlamentos de forma geral. Parabenizou os Projetos apresentados pelos Jovens Vereadores, em especial a sugestão de meia passagem de moto-táxi para estudantes. Pediu para o PJ reforçar outras questões, como: municipalização do trânsito valenciano; e, ponte Salvador/Bom Despacho e suas implicações para a Costa do Dendê. O Diretor Egberto Hein agradeceu ao Presidente do Legislativo, Bertolino de Jesus, pela oportunidade concedida ao IFBa. Lembrou que o PJ significa exercício da cidadania e sugeriu que outros alunos da instituição se candidatem na próxima eleição.


As vereadoras Diana e Maria Helena
nos prestigiaram com suas presenças

A vereadora Diana explicou como funciona o processo eletivo do PJ. Parabenizou o IFBa pela educação de qualidade prestada e ainda disse que levará minha indicação para a próxima Sessão da Câmara: “Nós aprendemos muito com vocês”. Na seqüência, a vereadora Maria Helena parabenizou a Sessão do PJ e agradeceu o espaço. Também parabenizou o Presidente Bertolino pela iniciativa das Sessões Itinerantes: “Proposta que tem aproximado a comunidade do Legislativo Valenciano. Os jovens precisam exercer a cidadania. Precisam participar de forma consciente dos processos políticos do país. Contem sempre com nosso apoio”.




O Salão do IFBA estava repleto de alunos e professores




A equipe de funcionários da Câmara Municipal esteve presente mais uma vez organizando a Sessão e prestando total suporte para os Jovens Edis. Inclusive, na abertura da Sessão Itinerante do IFBa, o público pode contar com mais um atrativo: apresentação de slides sobre a história e dia-a-dia do PJ de Valença.


A TV Guaibim sempre está presente
(Meu pai dando entrevista)


A representante do Grêmio Estudantil deu a maior força


Clóvis aprovou!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário