sexta-feira, 6 de maio de 2011

Parlamento Jovem da Câmara de Valença visita 33ª CIPM.



No dia 05 de maio, os Vereadores do Parlamento Jovem (PJ) da Câmara Municipal de Valença estiveram reunidos com o Capitão Neri, na sede do Comando da 33ª CIPM, para tratar de assuntos sobre a segurança pública municipal. Uma reunião muito proveitosa que contou também com a presença do Presidente da Câmara, Bertolino de Jesus (PR).

Os Jovens Vereadores esclareceram dúvidas, apresentaram sugestões e propostas para colaborar com o trabalho da polícia no município, visando tirar Valença da condição que se encontra: alto índice de violência e tráfico de drogas. Na oportunidade, fecharam uma parceria para realização de um ciclo de palestras sobre os perigos do uso de drogas, que serão realizadas em três grandes escolas do município. Em breve as datas e locais das palestras estarão sendo divulgados no site da Câmara e demais veículos de comunicação da cidade.

Durante a reunião, o Capitão Neri explicou como funciona o trabalho da polícia militar e como estão equipados, chamando a atenção para a grande dificuldade que a falta de efetivo e viaturas proporciona. Ele também apresentou dois projetos que estão em andamento: PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas, e Guarda Mirim. Além disso, a pedido dos jovens Edis, ensinou alguns procedimentos e dicas essenciais que devem ser adotados para evitar assaltos. Por exemplo: evitar circular por locais escuros e pouco movimentados; evitar o uso de jóias nas situações diárias; evitar a exposição de celulares. Também ensinou que nunca se deve reagir a um assalto. Além disso, esclareceu a importância de se registrar a ocorrência após o mesmo.


Fazendo minhas perguntas

Os Vereadores Jovens também solicitaram que o projeto do monitoramento via câmeras seja ampliado para todas as escolas do município. Cientes do alto custo do projeto sugeriram que parcerias sejam firmadas entre a comissão que coordena o projeto e escolas particulares. Também reforçaram os pedidos por rondas policiais nas escolas. Capitão Neri explicou a dificuldade de deslocar uma viatura para essa função quando só contam com duas viaturas para atender toda a cidade. Ele prometeu que se as solicitações por mais veículos e policiais forem atendidas, agendará as rondas em todas as escolas.


No encerramento, os jovens Edis e o Presidente Bertolino agradeceram a recepção e parabenizaram pelo grande esforço da 33ª CIPM em superar as dificuldades e ajudar Valença e região no combate ao crime. Agradeceram também pela parceria com a Câmara Municipal e o Parlamento Jovem. “A idéia é que projetos e ações importantes continuem sendo realizados a partir dessa parceria. Contem conosco sempre!”, ressaltou Bertolino de Jesus.



(Créditos texto e fotos: Vanessa Andrade - Assessora de Imprensa da Câmara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário